Acumule Di entre datas

Home» Institucional» História
História Há mais de 25 anos, a companhia integra o mercado financeiro A empresa foi criada com o objetivo de dar mais segurança às operações.

Em 1986, em uma década que marcou o Brasil com grandes transformações, nascia a Cetip. À época, diversas mudanças aconteciam em âmbito político, econômico, social e cultural. A empresa — instituída pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em 1984, e que passou a operar em março de 1986 — surgiu como o porto seguro das instituições financeiras e ajudou o Brasil a superar diversos desajustes financeiros e seus planos econômicos.

Dentre os muitos eventos que ocorreram nesses quase 30 anos de história se destaca a implementação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), em 2002. Isso possibilitou que os negócios cursados na companhia passassem a ser liquidados no mesmo dia (D+0). A Cetip, que realizou pesados investimentos para duplicação do parque de processamento de dados, monitoramento do fluxo operacional e aprimoramento dos controles internos, passou a apresentar modelo ímpar de negócios e significativas vantagens comparativas. A partir daí a empresa redefiniu conceitos corporativos, reviu a tecnologia empregada e reestruturou o acervo de sistemas, normas e processos.

A nova estrutura da companhia contribuiu para que ela se destacasse no mercado financeiro. Como resultado, em maio de 2008, os associados da Cetip aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, a proposta de desmutualização e a transformação da empresa em uma sociedade anônima, e, em 28 de outubro de 2009, a companhia passou a ter capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado.

Um importante movimento ocorreu em dezembro de 2010, data em que a Cetip adquiriu a GRV Solutions, empresa brasileira fundada em 1995, que hoje representa a Unidade de Financiamentos da companhia. Com isso, a Cetip dobrou de tamanho e promoveu diversas mudanças de gestão, consolidando sua estrutura com ganhos de agilidade e eficiência. A sinergia operacional de ambos os negócios tem estreitado sua atuação junto aos clientes, parceiros e órgãos reguladores, espelhando a extraordinária abrangência e capilaridade da Cetip para o mercado financeiro nacional.

Ao longo desses anos, a Cetip tem traçado uma trajetória marcada pela segurança, transparência e inovação.