Skip Navigation LinksHome > Media Center > Notícias
27/11/2017

B3 amplia portfólio de derivativos de Bolsa e Balcão

Opções Flexíveis de Ação com Contraparte Central podem ser registradas a partir de hoje

Opções sobre Futuro de Soja do CME Group estarão disponíveis para negociação no dia 11 de dezembro

27 de novembro de 2017 -  A B3 lança essa semana duas novas Opções para operadores do mercado de derivativos, a Opção Flexível de Ação com Contraparte Central e a Opção sobre Futuro de Soja do CME Group - um contrato listado em parceria com o CME Group, negociado na B3.

Os contratos de opções são instrumentos derivativos utilizados para gerenciamento de risco de mercado, oferecendo proteção contra a flutuação de preço. Esses instrumentos também possibilitam a execução de estratégias de investimento, permitindo exposição a um determinado ativo.

Opção Flexível de Ação com Contraparte Central no mercado de Balcão
Quinze ações de alta liquidez poderão ser utilizadas como ativo de referência da Opção Flexível de Ação com Contraparte Central. O desenvolvimento do produto e a escolha das ações foram feitos em conjunto com o mercado.

O novo produto une a possibilidade de realizar opções de ações com contraparte central, produto que já existia no mercado de Bolsa para ações listadas, à flexibilização oferecida pelo ambiente de Balcão.

Como contraparte central, a B3 oferece proteção contra a inadimplência no vencimento ou na liquidação antecipada do contrato já que a liquidação é garantida e operacionalizada pela companhia.

Fabio Zenaro, Superintendente de Produtos da B3, destaca como diferenciais de um produto flexível, “a possibilidade das partes definirem os diversos parâmetros do contrato, tendo à disposição funcionalidades como limitadores e barreiras”.

As 15 ações disponíveis no novo produto, que já pode ser registrado a partir de hoje, são: ABEV3, BBAS3, BBDC4, BBSE3, BRFS3, BVMF3, CIEL3, CSNA3, CYRE3, GGBR4, ITUB4, KROT3, PETR4, USIM5 e VALE3.

Opção sobre Futuro de Soja do CME Group
As Opções sobre Futuro de Soja do CME Group fazem parte de uma vasta gama de derivativos de commodities. Além das opções, a B3 disponibiliza ao mercado o Minicontrato Futuro de Soja do CME Group. Tais contratos são fruto da parceria com o CME Group, permitindo que o investidor brasileiro negocie um contrato cross-listed com a Bolsa de Chicago na B3, possibilitando alavancagem de posição e operações de arbitragem.

Para Fabiana Perobelli, Superintendente de Relacionamento da B3, “outras vantagens são que após o pagamento do prêmio, não é gerado fluxo de caixa referente a ajustes diários para as partes. Além disso, o detentor de uma posição comprada em um contrato de opção não tem a obrigação de depositar margem de garantia para manter sua posição".

Também estará disponível para negociação as Operações Estruturadas de Rolagem de Futuro de Soja do CME Group. Tanto essa, como as Opções sobre Futuro de Soja do CME Group estarão disponíveis para negociação no dia 11 de dezembro.

 

 

  • |
  • |
  • |
  • |
MAIS NOTÍCIAS
  • Mostrar
  • resultados
  • Mostrar
  • resultados